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dc.contributor.authorVicente, M.-
dc.contributor.authorStoleroff, A.-
dc.contributor.editorAlves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P.-
dc.date.accessioned2021-09-28T14:00:52Z-
dc.date.available2021-09-28T14:00:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-989-678-412-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/23239-
dc.description.abstractNas últimas décadas, a implementação de medidas de reforma administrativa, influenciadas pelo paradigma da Nova Gestão Pública, esteve na origem da reconceptualização dos modos de prestação de serviços públicos em di- versos setores de atividade. O ensino superior não escapou a estas tendências de reforma neoliberais, passando a operar de acordo com mecanismos de mercado e princípios de racionalidade económica. A avaliação do desempenho dos profissionais académicos, assente em critérios meritocráticos e de quantificação, constitui uma das medidas implementadas que tem em vista o controlo e a supervisão à distância do trabalho produzido por estes profissionais. O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da implementação destes sistemas de quantificação dos desempenhos dos docentes do ensino superior a nível micro organizacional, tendo por base a perspetiva dos sindi- catos representativos do setor e as posições assumidas pelos diversos ativis- tas sindicais nas várias instituições de ensino superior.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAssociação Portuguesa de Sociologia (APS)-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliação do desempenhopor
dc.subjectProfissionalidadepor
dc.subjectMeritocraciapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectAusteridadepor
dc.titleA meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicaispor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleIª Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación - La educación en la Europa del Sur. Constricciones y desafíos en tiempos inciertos-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationLisboapor
dc.event.date2015-
dc.pagination1069 - 1090-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalIª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos-
degois.publication.firstPage1069-
degois.publication.lastPage1090-
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleA meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicaispor
dc.date.updated2021-09-28T14:58:38Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-32135-
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