Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/23239
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vicente, M. | - |
dc.contributor.author | Stoleroff, A. | - |
dc.contributor.editor | Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P. | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-28T14:00:52Z | - |
dc.date.available | 2021-09-28T14:00:52Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-678-412-6 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/23239 | - |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, a implementação de medidas de reforma administrativa, influenciadas pelo paradigma da Nova Gestão Pública, esteve na origem da reconceptualização dos modos de prestação de serviços públicos em di- versos setores de atividade. O ensino superior não escapou a estas tendências de reforma neoliberais, passando a operar de acordo com mecanismos de mercado e princípios de racionalidade económica. A avaliação do desempenho dos profissionais académicos, assente em critérios meritocráticos e de quantificação, constitui uma das medidas implementadas que tem em vista o controlo e a supervisão à distância do trabalho produzido por estes profissionais. O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da implementação destes sistemas de quantificação dos desempenhos dos docentes do ensino superior a nível micro organizacional, tendo por base a perspetiva dos sindi- catos representativos do setor e as posições assumidas pelos diversos ativis- tas sindicais nas várias instituições de ensino superior. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Sociologia (APS) | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Avaliação do desempenho | por |
dc.subject | Profissionalidade | por |
dc.subject | Meritocracia | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Austeridade | por |
dc.title | A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | Iª Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación - La educación en la Europa del Sur. Constricciones y desafíos en tiempos inciertos | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Lisboa | por |
dc.event.date | 2015 | - |
dc.pagination | 1069 - 1090 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos | - |
degois.publication.firstPage | 1069 | - |
degois.publication.lastPage | 1090 | - |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais | por |
dc.date.updated | 2021-09-28T14:58:38Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-32135 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conferenceobject_32135.pdf | Versão Editora | 436,71 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.