Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/23239
Autoria: Vicente, M.
Stoleroff, A.
Editor: Alves, M. G., Torres, L. L., Dionísio, B., e Abrantes, P.
Data: 2015
Título próprio: A meritocracia e a avaliação do desempenho no ensino superior: Da revisão dos estatutos de carreira docente às políticas de austeridade – a perspetiva das organizações sindicais
Paginação: 1069 - 1090
Título do evento: Iª Conferencia Ibérica de Sociología de la Educación - La educación en la Europa del Sur. Constricciones y desafíos en tiempos inciertos
ISBN: 978-989-678-412-6
Palavras-chave: Avaliação do desempenho
Profissionalidade
Meritocracia
Ensino superior
Austeridade
Resumo: Nas últimas décadas, a implementação de medidas de reforma administrativa, influenciadas pelo paradigma da Nova Gestão Pública, esteve na origem da reconceptualização dos modos de prestação de serviços públicos em di- versos setores de atividade. O ensino superior não escapou a estas tendências de reforma neoliberais, passando a operar de acordo com mecanismos de mercado e princípios de racionalidade económica. A avaliação do desempenho dos profissionais académicos, assente em critérios meritocráticos e de quantificação, constitui uma das medidas implementadas que tem em vista o controlo e a supervisão à distância do trabalho produzido por estes profissionais. O presente artigo tem por objetivo analisar os efeitos da implementação destes sistemas de quantificação dos desempenhos dos docentes do ensino superior a nível micro organizacional, tendo por base a perspetiva dos sindi- catos representativos do setor e as posições assumidas pelos diversos ativis- tas sindicais nas várias instituições de ensino superior.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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