Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/23005
Author(s): Sartortt, M.
Bernardino, J.
Pedrosa, I.
Date: 2020
Title: O uso e exploração de data warehouses na tomada de decisão em e-commerce
Number: E35
Pages: 109 - 119
ISSN: 1646-9895
Keywords: Data warehouse
e-Commerce
Business inteligence
Sizebay
Abstract: Num mercado extremamente competitivo, onde diariamente são geradas quantidade enormes de informações sobre perfis de utilizadores e de consumo, a gestão desses dados permite que as empresas encontrem formas de melhorar a sua atratividade e diferenciação, sendo capazes de criar ofertas orientadas para as necessidades de consumo específicas. Os Data Warehouses armazenam e organizam essas informações e são os ambientes chave para que as empresas façam a gestão de todas informações valiosas de mercado. Esse artigo contextualiza a ciência de Business Inteligence e de Data Warehouse para verificar seu impacto e aplicação em e-commerce. Através deste estudo percebeu-se que a correta gestão de data warehouse permite o melhor usufruto dos dados gerados pelo comportamento de compra e perfis de utilizadores para entregar experiências mais ricas e direcionadas para necessidades específicas. Contudo, há o desafio de encontrar cada vez mais formas diferenciadas de usar essas informações para que as empresas se possam destacar no mercado.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:ISTAR-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
article_81517.pdfVersão Editora446,46 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.