Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21275
Author(s): Correia, J. D.
Henriques, S.
Date: 2021
Title: EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica
Volume: 15
Number: 1
Pages: 44 - 58
ISSN: 1983-2664
Keywords: EaD
elearning
Teoria das redes
Análise de redes sociais
Abstract: Na sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes.pdfVersão Editora647,85 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.