Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/21275| Autoria: | Correia, J. D. Henriques, S. |
| Data: | 2021 |
| Título próprio: | EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes: uma proposta metodológica |
| Volume: | 15 |
| Número: | 1 |
| Paginação: | 44 - 58 |
| ISSN: | 1983-2664 |
| Palavras-chave: | EaD elearning Teoria das redes Análise de redes sociais |
| Resumo: | Na sociedade atual, em rede, em que impera a interação baseada nas Tecnologias Digitais, a Educação a Distância (EaD) e o eLearning têm vindo a ganhar um lugar decisivo nos panoramas educativos nacionais e internacionais. Falamos de ambientes educomunicativos baseados em processos de aprendizagem colaborativa, numa perspetiva construtivista, e fundamentalmente sociais, e que fazem emergir verdadeiras comunidades virtuais de aprendizagem. A Análise de Redes Sociais (ARS), por sua vez, é uma metodologia que se tem vindo a aplicar para descrever e analisar comportamentos em rede em diversas áreas. Nesse sentido, este trabalho procurará fazer, através de uma revisão de literatura, um breve levantamento do que é a teoria das redes, especialmente a teoria das redes sociais de acordo com alguns autores-chave, no que consiste a metodologia de Análise de Redes Sociais e as potencialidades que se apresentam na aplicação destes construtos ao campo da Educação a Distância (EaD) e eLearning. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2021_EaD e eLearning na perspetiva da teoria das redes.pdf | Versão Editora | 647,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












