Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/21094
Autoria: | Pires, R. P. |
Data: | 2020 |
Título próprio: | O ensino da teoria sociológica |
Número: | 23 |
Paginação: | 11 - 30 |
ISSN: | 1647-3337 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.30553/sociologiaonline.2020.23.1 |
Palavras-chave: | Teorias sociológicas Ensino da sociologia |
Resumo: | O ensino da teoria sociológica assemelha-se ao ensino deumcânone. Retomando debates antigos lançados por Merton, argumenta-se neste artigo em favor do abandono da forma canónica de ensino da teoria sociológica e propõe-se a sua substituição pela criação de três disciplinas sobre a “sistemática atual” da teoria sociológica: uma disciplina de microssociologia, outra de macrossociologia e uma terceira de mesossociologia. Por fim, argumenta-se que o estudo dos clássicos, fundadores e contemporâneos, deve fazer-se nos níveis pós-graduados de mestrado e doutoramento, depois do estudo da sistemática da teoria na licenciatura. É ainda apresentada uma proposta preliminar sobre possíveis linhas programáticas gerais das cadeiras de micro, macro e meso sociologia. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SociologiaAPS202023CAP01.pdf | Versão Editora | 132,6 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.