Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/21094
Author(s): | Pires, R. P. |
Date: | 2020 |
Title: | O ensino da teoria sociológica |
Number: | 23 |
Pages: | 11 - 30 |
ISSN: | 1647-3337 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.30553/sociologiaonline.2020.23.1 |
Keywords: | Teorias sociológicas Ensino da sociologia |
Abstract: | O ensino da teoria sociológica assemelha-se ao ensino deumcânone. Retomando debates antigos lançados por Merton, argumenta-se neste artigo em favor do abandono da forma canónica de ensino da teoria sociológica e propõe-se a sua substituição pela criação de três disciplinas sobre a “sistemática atual” da teoria sociológica: uma disciplina de microssociologia, outra de macrossociologia e uma terceira de mesossociologia. Por fim, argumenta-se que o estudo dos clássicos, fundadores e contemporâneos, deve fazer-se nos níveis pós-graduados de mestrado e doutoramento, depois do estudo da sistemática da teoria na licenciatura. É ainda apresentada uma proposta preliminar sobre possíveis linhas programáticas gerais das cadeiras de micro, macro e meso sociologia. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SociologiaAPS202023CAP01.pdf | Versão Editora | 132,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.