Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/21094
Author(s): Pires, R. P.
Date: 2020
Title: O ensino da teoria sociológica
Number: 23
Pages: 11 - 30
ISSN: 1647-3337
DOI (Digital Object Identifier): 10.30553/sociologiaonline.2020.23.1
Keywords: Teorias sociológicas
Ensino da sociologia
Abstract: O ensino da teoria sociológica assemelha-se ao ensino deumcânone. Retomando debates antigos lançados por Merton, argumenta-se neste artigo em favor do abandono da forma canónica de ensino da teoria sociológica e propõe-se a sua substituição pela criação de três disciplinas sobre a “sistemática atual” da teoria sociológica: uma disciplina de microssociologia, outra de macrossociologia e uma terceira de mesossociologia. Por fim, argumenta-se que o estudo dos clássicos, fundadores e contemporâneos, deve fazer-se nos níveis pós-graduados de mestrado e doutoramento, depois do estudo da sistemática da teoria na licenciatura. É ainda apresentada uma proposta preliminar sobre possíveis linhas programáticas gerais das cadeiras de micro, macro e meso sociologia.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SociologiaAPS202023CAP01.pdfVersão Editora132,6 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.