Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/21094
Autoria: Pires, R. P.
Data: 2020
Título próprio: O ensino da teoria sociológica
Número: 23
Paginação: 11 - 30
ISSN: 1647-3337
DOI (Digital Object Identifier): 10.30553/sociologiaonline.2020.23.1
Palavras-chave: Teorias sociológicas
Ensino da sociologia
Resumo: O ensino da teoria sociológica assemelha-se ao ensino deumcânone. Retomando debates antigos lançados por Merton, argumenta-se neste artigo em favor do abandono da forma canónica de ensino da teoria sociológica e propõe-se a sua substituição pela criação de três disciplinas sobre a “sistemática atual” da teoria sociológica: uma disciplina de microssociologia, outra de macrossociologia e uma terceira de mesossociologia. Por fim, argumenta-se que o estudo dos clássicos, fundadores e contemporâneos, deve fazer-se nos níveis pós-graduados de mestrado e doutoramento, depois do estudo da sistemática da teoria na licenciatura. É ainda apresentada uma proposta preliminar sobre possíveis linhas programáticas gerais das cadeiras de micro, macro e meso sociologia.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SociologiaAPS202023CAP01.pdfVersão Editora132,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.