Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/20873
Author(s): Graça, J.
Date: 2010
Title: Reafirmando a autoridade no meio escolar: a importância da qualidade das relações
Volume: 1
Number: 1
Pages: 29 - 34
ISSN: 1877-5322
Abstract: A temática da autoridade das escolas e dos professores na sociedade actual tem sido alvo de uma crescente atenção por parte dos meios de comunicação social e da opinião pública. Identificado como um problema por parte dos órgãos decisores, a reafirmação da autoridade dos professores assume-se como objectivo a atingir. Partindo da visão de que os professores assumem um papel fundamental no processo de transmissão de conhecimento e respectiva acção educativa, enquanto figuras investidas de autoridade, o presente texto pretende explorar potenciais contributos da psicologia social para a resolução desta problemática. Neste quadro, a pesquisa realizada no domínio do reconhecimento da autoridade dos professores acentua a importância da qualidade do relacionamento entre ambas as partes – docentes e alunos. Especificamente, as evidências disponíveis indicam que a aposta em estratégias de relacionamento que considerem os interesses dos alunos, forneçam opções e minimizem o recurso a estratégias de coerção favorecem a afirmação da autoridade dos professores.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Graca 2010.pdfVersão Editora3,25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.