Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/19363
Author(s): Clemente, Filipa Inês Freitas
Advisor: Pena, Maria João Barroso
Date: 12-Dec-2019
Title: O melhor caminho para se chegar ao sucesso escolar: Um estudo de caso
Reference: Clemente, F. I. F. (2019). O melhor caminho para se chegar ao sucesso escolar: Um estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte-Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19363
Keywords: Crianca/jovem
Comunidades educativas
Equipa multidisciplinar
Institucionalizacao
Sucesso escolar
Child/young
Educational communities
Multidisciplinary team
Institutionalization
School success
Serviço social
Acolhimento de crianças -- Child care
Educação
Estratégias profissionais
Estudo de casos
Portugal
Abstract: O acolhimento residencial surge no seguimento de uma medida decretada ao abrigo da Lei n.º 147/99, de 1 de Setembro (alterada e republicada pela quarta vez através da Lei n.º 26/2018, de 5 de Julho), como sendo um último recurso para a retirada da criança/jovem do seu seio familiar. Ao chegarem a uma instituição, as crianças/jovens deparam-se com uma equipa multidisciplinar, que intervém nos seus problemas procurando o seu desenvolvimento, quer a nível do seu bem-estar, quer a nível da sua educação. Este estudo que contou com a colaboração do Centro de Acolhimento Temporário II da Fundação COI, que tem sede no Pinhal Novo, explora a questão da promoção do sucesso escolar das crianças e jovens institucionalizadas, dando especial atenção às práticas profissionais e medidas educativas utilizadas pelos diversos técnicos, bem como, a perceção dos jovens relativamente ao fenómeno em análise – o (in)sucesso escolar. Baseada em três eixos teóricos: a institucionalização, o sucesso escolar e a intervenção profissional, esta investigação enquadra-se num paradigma qualitativo, com recurso à técnica da entrevista e do focus group. Os resultados obtidos permitem constatar que existem diversos fatores que podem influenciar a promoção do sucesso escolar destas crianças/jovens acolhidas, sendo que, tanto a instituição, como as comunidades educativas e o meio envolvente apresentam estratégias e dificuldades distintas.
Residential housing follows a measure decreed under Law n.º 147/99 of 1 September (amended and republished for the fourth time by Law No. 26/2018 of 5 July) as a last resort for the removal of the child/young person from their family. When arriving at an institution, children/young people are faced with a multidisciplinary team, which intervenes in the problems of children/young people, seeking their development, their well-being and their education. This study, with the collaboration of the COI Foundation's Temporary Reception Center II, which is headquartered in Pinhal Novo, explores the issue of promoting the school success of institutionalized children and young people, paying particular attention to the professional practices and educational measures used by the various as well as young people's perception of the phenomenon under analysis - (in)school success. Based on three theoretical axes: institutionalization, school success and professional intervention, this research fits into a qualitative paradigm, using the technique of interview and focus group. The results show that there are several factors that can influence the promotion of school success of these children / young people, and both the institution, the educational communities and the environment present different strategies and difficulties.
Degree: Mestrado em Serviço Social
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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