Skip navigation
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/19363
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPena, Maria João Barroso-
dc.contributor.authorClemente, Filipa Inês Freitas-
dc.date.accessioned2020-01-15T16:33:01Z-
dc.date.available2020-01-15T16:33:01Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2019-10-
dc.identifier.citationCLEMENTE, Filipa Inês Freitas - O melhor caminho para se chegar ao sucesso escolar: um estudo de caso [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2019. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/19363>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19363-
dc.description.abstractO acolhimento residencial surge no seguimento de uma medida decretada ao abrigo da Lei n.º 147/99, de 1 de Setembro (alterada e republicada pela quarta vez através da Lei n.º 26/2018, de 5 de Julho), como sendo um último recurso para a retirada da criança/jovem do seu seio familiar. Ao chegarem a uma instituição, as crianças/jovens deparam-se com uma equipa multidisciplinar, que intervém nos seus problemas procurando o seu desenvolvimento, quer a nível do seu bem-estar, quer a nível da sua educação. Este estudo que contou com a colaboração do Centro de Acolhimento Temporário II da Fundação COI, que tem sede no Pinhal Novo, explora a questão da promoção do sucesso escolar das crianças e jovens institucionalizadas, dando especial atenção às práticas profissionais e medidas educativas utilizadas pelos diversos técnicos, bem como, a perceção dos jovens relativamente ao fenómeno em análise – o (in)sucesso escolar. Baseada em três eixos teóricos: a institucionalização, o sucesso escolar e a intervenção profissional, esta investigação enquadra-se num paradigma qualitativo, com recurso à técnica da entrevista e do focus group. Os resultados obtidos permitem constatar que existem diversos fatores que podem influenciar a promoção do sucesso escolar destas crianças/jovens acolhidas, sendo que, tanto a instituição, como as comunidades educativas e o meio envolvente apresentam estratégias e dificuldades distintas.por
dc.description.abstractResidential housing follows a measure decreed under Law n.º 147/99 of 1 September (amended and republished for the fourth time by Law No. 26/2018 of 5 July) as a last resort for the removal of the child/young person from their family. When arriving at an institution, children/young people are faced with a multidisciplinary team, which intervenes in the problems of children/young people, seeking their development, their well-being and their education. This study, with the collaboration of the COI Foundation's Temporary Reception Center II, which is headquartered in Pinhal Novo, explores the issue of promoting the school success of institutionalized children and young people, paying particular attention to the professional practices and educational measures used by the various as well as young people's perception of the phenomenon under analysis - (in)school success. Based on three theoretical axes: institutionalization, school success and professional intervention, this research fits into a qualitative paradigm, using the technique of interview and focus group. The results show that there are several factors that can influence the promotion of school success of these children / young people, and both the institution, the educational communities and the environment present different strategies and difficulties.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCrianca/jovempor
dc.subjectComunidades educativaspor
dc.subjectEquipa multidisciplinarpor
dc.subjectInstitucionalizacaopor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectChild/youngpor
dc.subjectEducational communitiespor
dc.subjectMultidisciplinary teampor
dc.subjectInstitutionalizationpor
dc.subjectSchool successpor
dc.subjectServiço social-
dc.subjectAcolhimento de crianças-
dc.subjectEducação-
dc.subjectEstratégias profissionais-
dc.subjectEstudo de casos-
dc.subjectPortugal-
dc.titleO melhor caminho para se chegar ao sucesso escolar: um estudo de casopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202339475por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Serviço Socialpor
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Filipa_Freitas_Clemente.pdf17.22 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.