Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19186
Autoria: Ferreira, Bruno César Pereira
Orientação: Veloso, Luísa
Data: 19-Nov-2019
Título próprio: A formação em administração educacional no ensino superior: contributos para a função de diretor
Referência bibliográfica: Ferreira, B. C. P. (2019). A formação em administração educacional no ensino superior: contributos para a função de diretor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19186
Palavras-chave: Organização escolar
Gestão e administração educacional
Educação e políticas educativas
Liderança em contexto educativo
Avaliação da gestão e da administração
School organization
Educational management and administration
Education and education policies
Leadership in educational context and evaluation of management and administration
Resumo: A formação em Administração Educacional no Ensino Superior em Portugal, no ano letivo 2018-19, é aqui analisada e discutida, à luz, não só do quadro normativo, mas também da perspetiva dos diretores e alunos dos cursos de mestrado nessa área de especialização no âmbito da Educação. Através da análise documental, das estruturas curriculares e planos de estudos dos cursos, categorizaram-se as unidades curriculares em cinco domínios centrais na formação: Organização Escolar; Gestão e Administração Educacional; Educação e Políticas Educativas; Liderança em Contexto Educativo e Avaliação da Gestão e da Administração. Com a entrevista aos diretores dos cursos de mestrado, conhecemos as suas perspetivas, em relação aos contributos da formação. Com o questionário aos alunos, conhecemos as suas perceções acerca dos contributos da formação para o desempenho das suas funções profissionais.
The training in Educational Administration in Higher Education in Portugal, in the school year 2018-19, is analyzed and discussed by considering, not only of the normative framework, but also the perspective of the directors and students of the masters courses in this area of specialization in education. Through documental analysis, curriculum structures and curricula of the courses, the curricular units were categorized in five central areas in training: School Organization; Educational Management and Administration; Education and Education Policies; Leadership in Educational Context and Evaluation of Management and Administration. Through the interview with the directors of the masters courses, we know their perspectives regarding the contributions of the training. With the student questionnaire, we know their perceptions about the contributions of training to their professional performance.
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_bruno_pereira_ferreira.pdf947,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.