Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/19186
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeloso, Luísa-
dc.contributor.authorFerreira, Bruno César Pereira-
dc.date.accessioned2019-12-13T16:14:36Z-
dc.date.available2019-12-13T16:14:36Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.date.submitted2019-09-
dc.identifier.citationFerreira, B. C. P. (2019). A formação em administração educacional no ensino superior: contributos para a função de diretor [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/19186pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/19186-
dc.description.abstractA formação em Administração Educacional no Ensino Superior em Portugal, no ano letivo 2018-19, é aqui analisada e discutida, à luz, não só do quadro normativo, mas também da perspetiva dos diretores e alunos dos cursos de mestrado nessa área de especialização no âmbito da Educação. Através da análise documental, das estruturas curriculares e planos de estudos dos cursos, categorizaram-se as unidades curriculares em cinco domínios centrais na formação: Organização Escolar; Gestão e Administração Educacional; Educação e Políticas Educativas; Liderança em Contexto Educativo e Avaliação da Gestão e da Administração. Com a entrevista aos diretores dos cursos de mestrado, conhecemos as suas perspetivas, em relação aos contributos da formação. Com o questionário aos alunos, conhecemos as suas perceções acerca dos contributos da formação para o desempenho das suas funções profissionais.por
dc.description.abstractThe training in Educational Administration in Higher Education in Portugal, in the school year 2018-19, is analyzed and discussed by considering, not only of the normative framework, but also the perspective of the directors and students of the masters courses in this area of specialization in education. Through documental analysis, curriculum structures and curricula of the courses, the curricular units were categorized in five central areas in training: School Organization; Educational Management and Administration; Education and Education Policies; Leadership in Educational Context and Evaluation of Management and Administration. Through the interview with the directors of the masters courses, we know their perspectives regarding the contributions of the training. With the student questionnaire, we know their perceptions about the contributions of training to their professional performance.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganização escolarpor
dc.subjectGestão e administração educacionalpor
dc.subjectEducação e políticas educativaspor
dc.subjectLiderança em contexto educativopor
dc.subjectAvaliação da gestão e da administraçãopor
dc.subjectSchool organizationpor
dc.subjectEducational management and administrationpor
dc.subjectEducation and education policiespor
dc.subjectLeadership in educational context and evaluation of management and administrationpor
dc.titleA formação em administração educacional no ensino superior: contributos para a função de diretorpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202322289por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolarpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_bruno_pereira_ferreira.pdf947,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.