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http://hdl.handle.net/10071/17952
Author(s): | Amorim, P. André, P. |
Date: | 2017 |
Title: | Movimento Praia da Estação: dinâmicas urbanas, cultura e criatividade |
Volume: | I |
Pages: | 6 - 18 |
Event title: | Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão |
ISBN: | 978-989-8550-53-8 |
Keywords: | Movimento sociocultural Espaço público Praia da Estação Criatividade Cultura |
Abstract: | O processo de pós-industrialização desencadeou o investimento nas atividades industriais inovadoras e nos setores de serviços de alto valor adicionado devido à transformação de valores sociais e culturais, celebrando o culto das mudanças e inovação. Nesse contexto, ganha destaque a indústria do conhecimento e da criatividade, surgindo os conceitos “indústrias criativas”, “economia criativa” e “cidades criativas”. Muitas das abordagens feitas pelos principais autores estão relacionadas com a procura de novos modelos de planeamento e ordenamento do território, introduzindo mecanismos políticos de governo das cidades, na construção de novos fatores de competitividade e atratividade, para funcionar como elemento catalisador da identidade de uma comunidade urbana. Entretanto, não é posto em questão como potencializar a criatividade no território para além dos ditames económicos. Portanto, pretende-se analisar como o uso do ambiente urbano, de forma espontânea, pode assumir uma função de alavanca na geração de dinâmicas criativas e no desenvolvimento de atividades culturais no espaço público. Para tanto, é apresentado, como principal objeto de estudo, a Praia da Estação: movimento de ocupação do espaço público de caráter cultural e político, que acontece há cinco anos na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. A primeira Praia da Estação foi realizada no dia 16 de Janeiro de 2010 e a partir desta data foi instituído a realização do encontro todos os sábados do verão. A Praia da Estação gerou vários outros pontos de debate em relação à ocupação dos espaços públicos da cidade, além de ter agregado um imenso número de pessoas da classe criativa, que aproveitaram tal encontro para gerar novas formas de manifestações culturais, como o surgimento de novas bandas, colectivos de arte e produção cultural. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
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