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dc.contributor.authorAmorim, P.-
dc.contributor.authorAndré, P.-
dc.date.accessioned2019-04-29T14:51:01Z-
dc.date.available2019-04-29T14:51:01Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-8550-53-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17952-
dc.description.abstractO processo de pós-industrialização desencadeou o investimento nas atividades industriais inovadoras e nos setores de serviços de alto valor adicionado devido à transformação de valores sociais e culturais, celebrando o culto das mudanças e inovação. Nesse contexto, ganha destaque a indústria do conhecimento e da criatividade, surgindo os conceitos “indústrias criativas”, “economia criativa” e “cidades criativas”. Muitas das abordagens feitas pelos principais autores estão relacionadas com a procura de novos modelos de planeamento e ordenamento do território, introduzindo mecanismos políticos de governo das cidades, na construção de novos fatores de competitividade e atratividade, para funcionar como elemento catalisador da identidade de uma comunidade urbana. Entretanto, não é posto em questão como potencializar a criatividade no território para além dos ditames económicos. Portanto, pretende-se analisar como o uso do ambiente urbano, de forma espontânea, pode assumir uma função de alavanca na geração de dinâmicas criativas e no desenvolvimento de atividades culturais no espaço público. Para tanto, é apresentado, como principal objeto de estudo, a Praia da Estação: movimento de ocupação do espaço público de caráter cultural e político, que acontece há cinco anos na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. A primeira Praia da Estação foi realizada no dia 16 de Janeiro de 2010 e a partir desta data foi instituído a realização do encontro todos os sábados do verão. A Praia da Estação gerou vários outros pontos de debate em relação à ocupação dos espaços públicos da cidade, além de ter agregado um imenso número de pessoas da classe criativa, que aproveitaram tal encontro para gerar novas formas de manifestações culturais, como o surgimento de novas bandas, colectivos de arte e produção cultural.por
dc.language.isopor-
dc.publisherCHAIA/UÉ-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147424/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMovimento socioculturalpor
dc.subjectEspaço públicopor
dc.subjectPraia da Estaçãopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectCulturapor
dc.titleMovimento Praia da Estação: dinâmicas urbanas, cultura e criatividadepor
dc.typeconferenceObject-
dc.event.titleLaboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationÉvorapor
dc.event.date2017-
dc.pagination6 - 18-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalLaboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão-
dc.volumeI-
degois.publication.firstPage6-
degois.publication.lastPage18-
degois.publication.locationÉvorapor
degois.publication.titleMovimento Praia da Estação: dinâmicas urbanas, cultura e criatividadepor
dc.date.updated2019-04-29T15:49:59Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-58866-
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