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http://hdl.handle.net/10071/17952
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Amorim, P. | - |
dc.contributor.author | André, P. | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T14:51:01Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T14:51:01Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8550-53-8 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/17952 | - |
dc.description.abstract | O processo de pós-industrialização desencadeou o investimento nas atividades industriais inovadoras e nos setores de serviços de alto valor adicionado devido à transformação de valores sociais e culturais, celebrando o culto das mudanças e inovação. Nesse contexto, ganha destaque a indústria do conhecimento e da criatividade, surgindo os conceitos “indústrias criativas”, “economia criativa” e “cidades criativas”. Muitas das abordagens feitas pelos principais autores estão relacionadas com a procura de novos modelos de planeamento e ordenamento do território, introduzindo mecanismos políticos de governo das cidades, na construção de novos fatores de competitividade e atratividade, para funcionar como elemento catalisador da identidade de uma comunidade urbana. Entretanto, não é posto em questão como potencializar a criatividade no território para além dos ditames económicos. Portanto, pretende-se analisar como o uso do ambiente urbano, de forma espontânea, pode assumir uma função de alavanca na geração de dinâmicas criativas e no desenvolvimento de atividades culturais no espaço público. Para tanto, é apresentado, como principal objeto de estudo, a Praia da Estação: movimento de ocupação do espaço público de caráter cultural e político, que acontece há cinco anos na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. A primeira Praia da Estação foi realizada no dia 16 de Janeiro de 2010 e a partir desta data foi instituído a realização do encontro todos os sábados do verão. A Praia da Estação gerou vários outros pontos de debate em relação à ocupação dos espaços públicos da cidade, além de ter agregado um imenso número de pessoas da classe criativa, que aproveitaram tal encontro para gerar novas formas de manifestações culturais, como o surgimento de novas bandas, colectivos de arte e produção cultural. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | CHAIA/UÉ | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147424/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Movimento sociocultural | por |
dc.subject | Espaço público | por |
dc.subject | Praia da Estação | por |
dc.subject | Criatividade | por |
dc.subject | Cultura | por |
dc.title | Movimento Praia da Estação: dinâmicas urbanas, cultura e criatividade | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.title | Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Évora | por |
dc.event.date | 2017 | - |
dc.pagination | 6 - 18 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Laboratório Colaborativo. Dinâmicas urbanas, património e artes. Investigação, ensino e difusão | - |
dc.volume | I | - |
degois.publication.firstPage | 6 | - |
degois.publication.lastPage | 18 | - |
degois.publication.location | Évora | por |
degois.publication.title | Movimento Praia da Estação: dinâmicas urbanas, cultura e criatividade | por |
dc.date.updated | 2019-04-29T15:49:59Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-58866 | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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