Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16936
Author(s): | Henriques, S. Gaspar, M. I. Massano, M. L. |
Date: | 2018 |
Title: | Supervisão no ensino superior online: que práticas? |
Volume: | 52 |
Number: | 1 |
Pages: | 27 - 41 |
ISSN: | 0870-418X |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.14195/1647-8614_52-1_2 |
Keywords: | Supervisão pedagógica online Desenvolvimento profissional docente no ensino superior Cenários digitais de ensino e aprendizagem Colaboração |
Abstract: | Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando‑se subsídios sobre esta temática. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_Supervisão no ES Online.pdf | Versão Editora | 101,59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.