Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16936
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorHenriques, S.-
dc.contributor.authorGaspar, M. I.-
dc.contributor.authorMassano, M. L.-
dc.date.accessioned2018-12-12T17:39:26Z-
dc.date.available2018-12-12T17:39:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn0870-418X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16936-
dc.description.abstractNos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando‑se subsídios sobre esta temática.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSupervisão pedagógica onlinepor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docente no ensino superiorpor
dc.subjectCenários digitais de ensino e aprendizagempor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.titleSupervisão no ensino superior online: que práticas?por
dc.typearticle-
dc.event.date2018-
dc.pagination27 - 41-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalRevista Portuguesa de Pedagogia-
dc.volume52-
dc.number1-
degois.publication.firstPage27-
degois.publication.lastPage41-
degois.publication.issue1-
degois.publication.titleSupervisão no ensino superior online: que práticas?por
dc.date.updated2018-12-12T17:37:03Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.14195/1647-8614_52-1_2-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50873-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2018_Supervisão no ES Online.pdfVersão Editora101,59 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.