Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/16936
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Henriques, S. | - |
dc.contributor.author | Gaspar, M. I. | - |
dc.contributor.author | Massano, M. L. | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-12T17:39:26Z | - |
dc.date.available | 2018-12-12T17:39:26Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.issn | 0870-418X | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/16936 | - |
dc.description.abstract | Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando‑se subsídios sobre esta temática. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Supervisão pedagógica online | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente no ensino superior | por |
dc.subject | Cenários digitais de ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Colaboração | por |
dc.title | Supervisão no ensino superior online: que práticas? | por |
dc.type | article | - |
dc.event.date | 2018 | - |
dc.pagination | 27 - 41 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Revista Portuguesa de Pedagogia | - |
dc.volume | 52 | - |
dc.number | 1 | - |
degois.publication.firstPage | 27 | - |
degois.publication.lastPage | 41 | - |
degois.publication.issue | 1 | - |
degois.publication.title | Supervisão no ensino superior online: que práticas? | por |
dc.date.updated | 2018-12-12T17:37:03Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.14195/1647-8614_52-1_2 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologia | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-50873 | - |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_Supervisão no ES Online.pdf | Versão Editora | 101,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.