Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16936
Autoria: Henriques, S.
Gaspar, M. I.
Massano, M. L.
Data: 2018
Título próprio: Supervisão no ensino superior online: que práticas?
Volume: 52
Número: 1
Paginação: 27 - 41
ISSN: 0870-418X
DOI (Digital Object Identifier): 10.14195/1647-8614_52-1_2
Palavras-chave: Supervisão pedagógica online
Desenvolvimento profissional docente no ensino superior
Cenários digitais de ensino e aprendizagem
Colaboração
Resumo: Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando‑se subsídios sobre esta temática.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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