Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/16535| Autoria: | Pedroso, T. Cardoso, E. Rações, F. Batista, A. Barateiro, J. |
| Data: | 2018 |
| Título próprio: | Gamificação do learning scorecard: aplicação da framework MDA |
| ISSN: | 2183-489X |
| Palavras-chave: | Gamificação Learning scorecard Framework MDA |
| Resumo: | A aplicação de técnicas de gamificação no ensino superior é um desafio; em diferentes momentos facilmente se perde o foco e deixamos de conseguir explicar as ligações entre as motivações dos jogadores e os elementos que constituem o jogo. Este estudo focou-se na aplicação da framework MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics) numa plataforma designada de Learning Scorecard (LS), utilizada por dezenas de alunos no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. O LS é uma plataforma de Learning Analytics, que tem sido usada em Unidades Curriculares de Data Warehouse e Business Intelligence desde 2016. O LS possui duas visões independentes: a vista de aluno e a vista de docente. Neste trabalho apenas reportamos a aplicação dos diferentes passos da framework MDA no LS na vista de aluno. Esta vista procura melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos conseguindo melhorar o seu compromisso e motivação através do uso da gamificação. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CTI-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CAPSI2018-EC.pdf | Versão Editora | 652,77 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












