Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16535
Author(s): | Pedroso, T. Cardoso, E. Rações, F. Batista, A. Barateiro, J. |
Date: | 2018 |
Title: | Gamificação do learning scorecard: aplicação da framework MDA |
ISSN: | 2183-489X |
Keywords: | Gamificação Learning scorecard Framework MDA |
Abstract: | A aplicação de técnicas de gamificação no ensino superior é um desafio; em diferentes momentos facilmente se perde o foco e deixamos de conseguir explicar as ligações entre as motivações dos jogadores e os elementos que constituem o jogo. Este estudo focou-se na aplicação da framework MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics) numa plataforma designada de Learning Scorecard (LS), utilizada por dezenas de alunos no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. O LS é uma plataforma de Learning Analytics, que tem sido usada em Unidades Curriculares de Data Warehouse e Business Intelligence desde 2016. O LS possui duas visões independentes: a vista de aluno e a vista de docente. Neste trabalho apenas reportamos a aplicação dos diferentes passos da framework MDA no LS na vista de aluno. Esta vista procura melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos conseguindo melhorar o seu compromisso e motivação através do uso da gamificação. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CTI-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAPSI2018-EC.pdf | Versão Editora | 652,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.