Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15042
Author(s): Corgas, Ana Beatriz Coutinho
Advisor: Martins, Dulce
Date: 2017
Title: Aspirações de vida de estudantes universitários: um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL
Reference: Corgas, A. B. C. (2017). Aspirações de vida de estudantes universitários: um estudo com alunos de mestrado do ISCTE-IUL [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15042
Keywords: ISCTE-IUL Instituto universitário de Lisboa
Psicologia social
Estudante
Universidade
Estratégias de vida
Passagem à vida ativa
Aspirações de vida
Estudantes universitários
Alunos de mestrado do ISCTE-IUL
Life aspirations
Career
University students
ISCTE-IUL master degree’s students
Abstract: O objetivo deste estudo foi perceber quais as aspirações de vida, pessoal e de carreira, dos estudantes de mestrado do ISCTE-IUL e deste modo identificar evidências de validade da CAS-R Aspirations Career Scale Revised (Gregor & O´Brien, 2015). Neste estudo participaram 206 estudantes universitários de mestrado do ISCTE-IUL. O processo de análise fatorial exploratória indicou a organização dos itens da escala em três fatores tal como aconteceu na escala original: 1. Aspirações de Liderança, 2. Aspirações de Educação, 3. Aspirações de Realização. No entanto, por verificações de discrepância de conteúdo de alguns itens, 4 foram eliminados ficando a escala final com 19 dos 24 itens iniciais. Os resultados mostraram os alunos universitários do ISCTE-IUL têm ambição de constituir família e de exercer uma profissão muito relacionada com a sua área de estudos. Para além disto, as suas aspirações de carreira situaram-se maioritariamente em aspirações de realização do que liderança e educação.
This study aimed to understand the life and career aspirations of the ISCTE-IUL master’s students and thus to identify evidence of validity of the CAS-R Aspirations Career Scale Revised (Gregor & O'Brien, 2015). This study involved 206 university students from the ISCTE-IUL master degree. The process of exploratory factorial analysis indicated the organization of the items of the scale in three factors as happened in the original scale: 1. Leadership Aspirations, 2. Education Aspirations, 3. Achivement Aspirations. However, by content discrepancy checks of some items, 4 were eliminated, leaving the final scale with 19 of the initial 24 items. The results showed the university students of ISCTE-IUL have ambition to set up family and to exercise a profession very related to their area of studies. In addition, their career aspirations were mostly focused on achievement aspirations rather than leadership and education
Degree: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ana_coutinho_corgas.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.