Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14358
Autoria: | Carvalhosa, S. F. Moleiro, C. Sales, C. |
Data: | 2009 |
Título próprio: | A situação do bullying nas escolas portuguesas |
Volume: | 5 |
Número: | 13 |
Paginação: | 125-146 |
ISSN: | 1646-2335 |
Palavras-chave: | Bullying Contexto escolar |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A situação do bullying nas escolas portuguesas.pdf | 120,23 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.