Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14358
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalhosa, S. F.-
dc.contributor.authorMoleiro, C.-
dc.contributor.authorSales, C.-
dc.date.accessioned2017-09-05T14:38:33Z-
dc.date.available2017-09-05T14:38:33Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1646-2335por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-6503-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14358-
dc.description.abstractO presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarémpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBullyingpor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.titleA situação do bullying nas escolas portuguesaspor
dc.typearticleen_US
dc.pagination125-146por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalInteracçõespor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume5por
dc.number13por
degois.publication.firstPage125por
degois.publication.lastPage146por
degois.publication.issue13por
degois.publication.titleInteracçõespor
dc.date.updated2017-09-05T14:37:28Z-
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A situação do bullying nas escolas portuguesas.pdf120,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.