Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/14358| Author(s): | Carvalhosa, S. F. Moleiro, C. Sales, C. |
| Date: | 2009 |
| Title: | A situação do bullying nas escolas portuguesas |
| Volume: | 5 |
| Number: | 13 |
| Pages: | 125-146 |
| ISSN: | 1646-2335 |
| Keywords: | Bullying Contexto escolar |
| Abstract: | O presente artigo apresenta uma revisão da literatura e dos dados oficiais referentes ao bullying em contexto escolar em Portugal. Pretendeu-se analisar este fenómeno de acordo com o Modelo da Pirâmide de Lavergne e Tourigny (2000), destacando as diferenças conceptuais e metodológicas entre as diversas formas de recolha de dados sobre as situações de bullying. A revisão encontrou estatísticas oficiais desde 2001, 16 artigos científicos, 3 livros académicos, 2 capítulos de livro, 6 trabalhos apresentados em eventos científicos, 3 relatórios publicados e 1 relatório não publicados. Os resultados suportam a aplicabilidade do modelo da pirâmide. São ainda discutidos os dados disponíveis sobre o bullying dirigido a crianças e jovens de grupos minoritários. Conclui-se com uma reflexão sobre possíveis implicações para a investigação e intervenção ao nível político, comunitário, escolar, familiar e individual. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| A situação do bullying nas escolas portuguesas.pdf | 120,23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












