Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13941
Autoria: Jesus, N. B.
Cardoso, M. G. M. S.
Data: 2007
Título próprio: Análise de agrupamento incremental - segmentação de pontos de retalho
Volume: 2
Número: 2
Paginação: 26-38
ISSN: 1646-6330
Palavras-chave: Data mining
Agrupamento
Segmentação
Retalho
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DMQGE-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Análise de Agrupamento Incremental.pdf172,97 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.