Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/13941
Author(s): Jesus, N. B.
Cardoso, M. G. M. S.
Date: 2007
Title: Análise de agrupamento incremental - segmentação de pontos de retalho
Volume: 2
Number: 2
Pages: 26-38
ISSN: 1646-6330
Keywords: Data mining
Agrupamento
Segmentação
Retalho
Abstract: O presente artigo apresenta um estudo sobre a utilização do algoritmo incremental Two-Step para identificar grupos homogéneos de pontos de venda de um universo de pontos de retalho para produtos alimentares congelados. Com este trabalho pretende-se efectuar a segmentação desse universo, de forma a suportar a tomada de decisão por parte dos gestores de marketing e vendas. Os grupos são identificados utilizando informação proveniente de um data warehouse que agrega dados sobre as características de cada ponto de retalho e as vendas que origina. Os resultados obtidos permitiram a identificação de 4 grupos, cujo perfil foi traçado e avaliado mediante o recurso a alguns testes de hipóteses.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:DMQGE-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise de Agrupamento Incremental.pdf172,97 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.