Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/12937| Author(s): | Abrantes, P. Seabra, T. Caeiro, T. Almeida, S. Costa, R. |
| Date: | 2016 |
| Title: | 'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso |
| Number: | 18 |
| Pages: | 47 - 66 |
| ISSN: | 1646-5075 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/configuracoes.3658 |
| Keywords: | Ciganos Educação Insucesso escolar Segregação |
| Abstract: | O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Escola_Ciganos_Configuracoes.pdf | Versão Editora | 348,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












