Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/12937
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbrantes, P.-
dc.contributor.authorSeabra, T.-
dc.contributor.authorCaeiro, T.-
dc.contributor.authorAlmeida, S.-
dc.contributor.authorCosta, R.-
dc.date.accessioned2017-04-12T16:25:44Z-
dc.date.available2017-04-12T16:25:44Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1646-5075-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/12937-
dc.description.abstractO artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade do Minho-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiganospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectSegregaçãopor
dc.title'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de casopor
dc.title.alternative'The gypsies school': contributions from a case study to understand school failure and segregationen
dc.title.alternative«L’école des Roms»: contribution d’une étude de cas à la compréhension de l’échec et ségrégation scolairefr
dc.typearticle-
dc.pagination47 - 66-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalConfigurações-
dc.distributionInternacionalpor
dc.number18-
degois.publication.firstPage47-
degois.publication.lastPage66-
degois.publication.issue18-
degois.publication.title'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de casopor
dc.date.updated2019-04-16T16:40:26Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.4000/configuracoes.3658-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-32604-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escola_Ciganos_Configuracoes.pdfVersão Editora348,42 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.