Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/12937
Autoria: | Abrantes, P. Seabra, T. Caeiro, T. Almeida, S. Costa, R. |
Data: | 2016 |
Título próprio: | 'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso |
Número: | 18 |
Paginação: | 47 - 66 |
ISSN: | 1646-5075 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/configuracoes.3658 |
Palavras-chave: | Ciganos Educação Insucesso escolar Segregação |
Resumo: | O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escola_Ciganos_Configuracoes.pdf | Versão Editora | 348,42 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.