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http://hdl.handle.net/10071/11093
Autoria: | Amorim, Patrícia de Souza Cançado |
Orientação: | Pinto, Paula Cristina André dos Ramos |
Data: | 2015 |
Título próprio: | Cidades criativas espontâneas |
Referência bibliográfica: | AMORIM,Patrícia de Souza Cançado - Cidades criativas espontâneas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11093>. |
Palavras-chave: | Espaço público Cidades criativas Movimentos culturais Manifestação Public space Creative cities Cultural movements Expression |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se analisar a mediação dos espaços urbanos e o desenvolvimento
de seu papel nas interações sociais. O processo de pós-industrialização desencadeou o
investimento nas atividades industriais inovadoras e nos setores de serviços de alto valor
adicionado devido à transformação de valores sociais e culturais, celebrando o culto das
mudanças e inovação. Nesse contexto, ganha destaque a indústria do conhecimento e da
criatividade, surgindo os conceitos “indústrias criativas”, “economia criativa” e “cidades
criativas”. Muitas das abordagens feitas pelos principais autores estão relacionadas com a
procura de novos modelos de planejamento e ordenamento do território, introduzindo
mecanismos políticos de governo das cidades, na construção de novos fatores de
competitividade e atratividade, para funcionar como elemento catalisador da identidade de
uma comunidade urbana. Entretanto, não é posto em questão como potencializar a
criatividade no território para além dos ditames econômicos. Portanto, pretende-se analisar
como o uso do ambiente urbano, de forma espontânea, pode assumir uma função de alavanca
na geração de dinâmicas criativas e no desenvolvimento de atividades culturais no espaço
público. Para tanto, é apresentado, como principal objeto de estudo, a Praia da Estação:
movimento de ocupação do espaço público de caráter cultural e político, que acontece há
cinco anos na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. The present study proposes to examine the mediation of urban spaces and the development of its role in social interactions. The post-industrialization process triggered investment in innovative industrial activities and in sectors of high value-added services due to the transformation of social and cultural values, celebrating the cult of change and innovation. In this context, the knowledge and creativity industry can be highlighted, and concepts such as "creative industries", "creative economy" and "creative cities" emerge. Many of the approaches made by the main authors are related to the search for new models of planning and land management, introducing political mechanisms of governance in cities, in the construction of new competitiveness and attractiveness factors, to act as a catalyst of the identity of an urban community. However, it is not put into question how to enhance creativity in the territory beyond the economic dictates. Therefore, is intended to analyze how the use of the urban environment, spontaneously, can assume a leverage function to generate dynamic and creative development of cultural activities in public space. For this, it is presented as the main object of study, the "Praia da Estação": occupation movement of public space for cultural and political characters, which happens since five years ago in the city of Belo Horizonte, capital of Minas Gerais, Brazil. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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