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dc.contributor.advisorPinto, Paula Cristina André dos Ramos-
dc.contributor.authorAmorim, Patrícia de Souza Cançado-
dc.date.accessioned2016-03-16T12:23:57Z-
dc.date.available2016-03-16T12:23:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-10por
dc.identifier.citationAMORIM,Patrícia de Souza Cançado - Cidades criativas espontâneas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11093>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/11093-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe-se analisar a mediação dos espaços urbanos e o desenvolvimento de seu papel nas interações sociais. O processo de pós-industrialização desencadeou o investimento nas atividades industriais inovadoras e nos setores de serviços de alto valor adicionado devido à transformação de valores sociais e culturais, celebrando o culto das mudanças e inovação. Nesse contexto, ganha destaque a indústria do conhecimento e da criatividade, surgindo os conceitos “indústrias criativas”, “economia criativa” e “cidades criativas”. Muitas das abordagens feitas pelos principais autores estão relacionadas com a procura de novos modelos de planejamento e ordenamento do território, introduzindo mecanismos políticos de governo das cidades, na construção de novos fatores de competitividade e atratividade, para funcionar como elemento catalisador da identidade de uma comunidade urbana. Entretanto, não é posto em questão como potencializar a criatividade no território para além dos ditames econômicos. Portanto, pretende-se analisar como o uso do ambiente urbano, de forma espontânea, pode assumir uma função de alavanca na geração de dinâmicas criativas e no desenvolvimento de atividades culturais no espaço público. Para tanto, é apresentado, como principal objeto de estudo, a Praia da Estação: movimento de ocupação do espaço público de caráter cultural e político, que acontece há cinco anos na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil.por
dc.description.abstractThe present study proposes to examine the mediation of urban spaces and the development of its role in social interactions. The post-industrialization process triggered investment in innovative industrial activities and in sectors of high value-added services due to the transformation of social and cultural values, celebrating the cult of change and innovation. In this context, the knowledge and creativity industry can be highlighted, and concepts such as "creative industries", "creative economy" and "creative cities" emerge. Many of the approaches made by the main authors are related to the search for new models of planning and land management, introducing political mechanisms of governance in cities, in the construction of new competitiveness and attractiveness factors, to act as a catalyst of the identity of an urban community. However, it is not put into question how to enhance creativity in the territory beyond the economic dictates. Therefore, is intended to analyze how the use of the urban environment, spontaneously, can assume a leverage function to generate dynamic and creative development of cultural activities in public space. For this, it is presented as the main object of study, the "Praia da Estação": occupation movement of public space for cultural and political characters, which happens since five years ago in the city of Belo Horizonte, capital of Minas Gerais, Brazil.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEspaço públicopor
dc.subjectCidades criativaspor
dc.subjectMovimentos culturaispor
dc.subjectManifestaçãopor
dc.subjectPublic spacepor
dc.subjectCreative citiespor
dc.subjectCultural movementspor
dc.subjectExpressionpor
dc.titleCidades criativas espontâneaspor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201206129-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão e Estudos da Cultura-
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