Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/11093
Author(s): Amorim, Patrícia de Souza Cançado
Advisor: Pinto, Paula Cristina André dos Ramos
Date: 2015
Title: Cidades criativas espontâneas
Reference: AMORIM,Patrícia de Souza Cançado - Cidades criativas espontâneas [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/11093>.
Keywords: Espaço público
Cidades criativas
Movimentos culturais
Manifestação
Public space
Creative cities
Cultural movements
Expression
Abstract: O presente trabalho propõe-se analisar a mediação dos espaços urbanos e o desenvolvimento de seu papel nas interações sociais. O processo de pós-industrialização desencadeou o investimento nas atividades industriais inovadoras e nos setores de serviços de alto valor adicionado devido à transformação de valores sociais e culturais, celebrando o culto das mudanças e inovação. Nesse contexto, ganha destaque a indústria do conhecimento e da criatividade, surgindo os conceitos “indústrias criativas”, “economia criativa” e “cidades criativas”. Muitas das abordagens feitas pelos principais autores estão relacionadas com a procura de novos modelos de planejamento e ordenamento do território, introduzindo mecanismos políticos de governo das cidades, na construção de novos fatores de competitividade e atratividade, para funcionar como elemento catalisador da identidade de uma comunidade urbana. Entretanto, não é posto em questão como potencializar a criatividade no território para além dos ditames econômicos. Portanto, pretende-se analisar como o uso do ambiente urbano, de forma espontânea, pode assumir uma função de alavanca na geração de dinâmicas criativas e no desenvolvimento de atividades culturais no espaço público. Para tanto, é apresentado, como principal objeto de estudo, a Praia da Estação: movimento de ocupação do espaço público de caráter cultural e político, que acontece há cinco anos na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil.
The present study proposes to examine the mediation of urban spaces and the development of its role in social interactions. The post-industrialization process triggered investment in innovative industrial activities and in sectors of high value-added services due to the transformation of social and cultural values, celebrating the cult of change and innovation. In this context, the knowledge and creativity industry can be highlighted, and concepts such as "creative industries", "creative economy" and "creative cities" emerge. Many of the approaches made by the main authors are related to the search for new models of planning and land management, introducing political mechanisms of governance in cities, in the construction of new competitiveness and attractiveness factors, to act as a catalyst of the identity of an urban community. However, it is not put into question how to enhance creativity in the territory beyond the economic dictates. Therefore, is intended to analyze how the use of the urban environment, spontaneously, can assume a leverage function to generate dynamic and creative development of cultural activities in public space. For this, it is presented as the main object of study, the "Praia da Estação": occupation movement of public space for cultural and political characters, which happens since five years ago in the city of Belo Horizonte, capital of Minas Gerais, Brazil.
Degree: Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf1,59 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.