Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10751
Author(s): Dias, Manhantoo Evalina Pereira Gomes
Advisor: Barreto, Maria Antónia
Date: 2015
Title: As escolas de verificação ambiental (Eva) na Guiné-Bissau: um contributo para o desenvolvimento sustentável
Reference: DIAS, Manhantoo Evalina Pereira Gomes - As escolas de verificação ambiental (Eva) na Guiné-Bissau: um contributo para o desenvolvimento sustentável [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2015. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10751>.
Keywords: Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Desenvolvimento comunitário na Guiné -Bissau
Escolas de verificação ambiental
Environmental education
Sustainable development
Community development in Guiné-Bissau
Environmental verification schools
Abstract: A educação básica na África sub-saariana em geral tem vindo a degradar-se, motivado pelo crescente aumento demográfico e aliado à crise económica mundial, gerado por um modelo de desenvolvimento económico pouco sustentável assente na globalização mundial (contudo é urgente uma mudança na forma como nos relacionamos com o meio ambiente e uns com outros). E esta é a principal ameaça para as oportunidade de educação da população jovem nesse continente: o aumento da população em idade escolar é mais acelerado do que a construção, por parte dos Estados empobrecidos, de novas escolas, levando à degradação da qualidade de ensino público. O envolvimento das comunidades locais na procura de soluções para os seus problemas leva que estes procurem vias alternativas para o problema da educação. As escolas comunitárias, quando envolvidas no processo educativo, estão em melhor posição para desenvolver currículos pedagógicos alternativos que promovem o desenvolvimento sustentável ambiental das suas regiões. É neste âmbito que surgem as Escolas de Verificação Ambiental (EVA) nas comunidades rurais da Guiné-Bissau. Com a nossa investigação concluímos que as escolas EVA conseguiram consciencializar as comunidades sobre os aspetos ambientais, promovendo a conservação e re-qualificação de espécies animais e vegetais, ao mesmo tempo que contribuiram para o desenvolvimento comunitários das mesmas com a implementação de actividades e projetos inovadores que solucionaram problemas das populações locais em redor das escolas. Promoveram também uma mudança de comportamentos e atitudes por parte das populações, que foram aceites, interiorizados e participados pelos membros das comunidades.
The basic education in sub-Saharan Africa in general has been deteriorating, driven by increasing population growth and combined with the global economic crisis, generated by an economic unsustainable development model based on the globalization (however it is urgent a change in how we relate to the environment and to each other). And this is the main threat to the youth population education opportunities in that continent: increase in school-age population is faster than building on the part of impoverished states, new schools, leading to deterioration in the quality of public education . The involvement of local communities in finding solutions to their problems leads they seek alternative routes to the problem of education. Community schools when involved in the educational process, are best placed to develop alternative educational curricula that promote environmentally sustainable development of its regions. It is in this context that come the Environmental Verification Schools (EVA) in rural communities in Guinea-Bissau. With our research we concluded that the EVA schools were able to raise awareness among communities on environmental issues, promoting conservation and re-qualification of plant and animal species at the same time contributed to community development thereof with the implementation of activities and innovative projects that solved problems of the local population around schools. Also promoted a change in behavior and attitudes of the populations, which were accepted, internalized and communicated by community members
Degree: Mestrado em Estudos de Desenvolvimento
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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