Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10569
Autoria: | Baptista, I. Abrantes, P. |
Data: | 2015 |
Título próprio: | Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos |
Número: | 30 |
Paginação: | 43 - 58 |
ISSN: | 1646-401X |
Palavras-chave: | Organização Direção Liderança Participação TEIP |
Resumo: | Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAb_IB2015_RLE_Lideranca.pdf | Versão Editora | 95,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.