Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10569
Full metadata record
acessibilidade
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBaptista, I.-
dc.contributor.authorAbrantes, P.-
dc.date.accessioned2016-01-07T15:24:57Z-
dc.date.available2016-01-07T15:24:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1646-401X-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10569-
dc.description.abstractParte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.por
dc.language.isopor-
dc.publisherEdições Universitárias Lusófonas-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectDireçãopor
dc.subjectLiderançapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectTEIPpor
dc.titlePoder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidospor
dc.title.alternativePoder y liderazgo en escuelas: Un estudio sociológico en entornos marginadoses
dc.title.alternativePoder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidospt
dc.title.alternativePouvoir et leadership dans les écoles: Une étude sociologique dans des contextes défavorisésfr
dc.typearticle-
dc.pagination43 - 58-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalRevista Lusófona de Educação-
dc.distributionInternacionalpor
dc.number30-
degois.publication.firstPage43-
degois.publication.lastPage58-
degois.publication.issue30-
degois.publication.titlePoder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidospor
dc.date.updated2019-05-14T13:20:11Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-25881-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-84934761378-
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
PAb_IB2015_RLE_Lideranca.pdfVersão Editora95.02 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.