Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/10569Registo completo
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Baptista, I. | - |
| dc.contributor.author | Abrantes, P. | - |
| dc.date.accessioned | 2016-01-07T15:24:57Z | - |
| dc.date.available | 2016-01-07T15:24:57Z | - |
| dc.date.issued | 2015 | - |
| dc.identifier.issn | 1646-401X | - |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/10569 | - |
| dc.description.abstract | Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação. | por |
| dc.language.iso | por | - |
| dc.publisher | Edições Universitárias Lusófonas | - |
| dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT | - |
| dc.rights | openAccess | por |
| dc.subject | Organização | por |
| dc.subject | Direção | por |
| dc.subject | Liderança | por |
| dc.subject | Participação | por |
| dc.subject | TEIP | por |
| dc.title | Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos | por |
| dc.title.alternative | Poder y liderazgo en escuelas: Un estudio sociológico en entornos marginados | es |
| dc.title.alternative | Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos | pt |
| dc.title.alternative | Pouvoir et leadership dans les écoles: Une étude sociologique dans des contextes défavorisés | fr |
| dc.type | article | - |
| dc.pagination | 43 - 58 | - |
| dc.publicationstatus | Publicado | por |
| dc.peerreviewed | yes | - |
| dc.journal | Revista Lusófona de Educação | - |
| dc.distribution | Internacional | por |
| dc.number | 30 | - |
| degois.publication.firstPage | 43 | - |
| degois.publication.lastPage | 58 | - |
| degois.publication.issue | 30 | - |
| degois.publication.title | Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos | por |
| dc.date.updated | 2019-05-14T13:20:11Z | - |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
| iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-25881 | - |
| iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-84934761378 | - |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica | |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PAb_IB2015_RLE_Lideranca.pdf | Versão Editora | 95,02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












