Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/10569
Author(s): | Baptista, I. Abrantes, P. |
Date: | 2015 |
Title: | Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos |
Number: | 30 |
Pages: | 43 - 58 |
ISSN: | 1646-401X |
Keywords: | Organização Direção Liderança Participação TEIP |
Abstract: | Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PAb_IB2015_RLE_Lideranca.pdf | Versão Editora | 95,02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.