Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/10569
acessibilidade
Title: Poder e liderança nas escolas: um estudo sociológico em contextos desfavorecidos
Authors: Baptista, I.
Abrantes, Pedro
Keywords: Organização
Direção
Liderança
Participação
TEIP
Issue Date: 2015
Publisher: Edicoes Universitarias Lusofonas
Abstract: Parte-se de uma perspectiva sociológica sobre o poder nas organizações escolares, baseada nas teorias consagradas de Max Weber e Crozier & Friedberg. Esta perspectiva é confrontada com estudos recentes sobre a liderança nas escolas e, posteriormente, é utilizada na análise dos processos de liderança em dois agrupamentos de escolas, localizados em contextos desfavorecidos, em regiões distintas de Portugal. Os “estudos de caso” envolveram a realização de entrevistas a professores com diversos cargos nos dois agrupamentos, um questionário aos docentes e outros aos encarregados de educação, bem como observação participante. A análise destaca a tensão entre lógicas legais e tradicionais de poder, a fragilidade do conselho geral e das lideranças intermédias, assim como hiatos de liderança pedagógica, apontando pistas para a sua superação.
Peer reviewed: Sim
URI: https://ciencia.iscte-iul.pt/public/pub/id/25881
http://hdl.handle.net/10071/10569
ISSN: 1646-401X
Publisher version: http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5128
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
publisher_version_PAb_IB2015_RLE_Lideranca.pdf95.02 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.