Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/1051
Autoria: Mendes, Felismina
Data: 1996
Título próprio: A saúde e a doença dos professores universitários
Título da revista: Sociologia, Problemas e Práticas
Número: 19
Paginação: 165-187
Referência bibliográfica: Mendes, F. (1996). A saúde e a doença dos professores universitários. Sociologia, Problemas e Práticas, (19), 165-187. http://hdl.handle.net/10071/1051
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Saúde
Doença -- Disease
Representação social
Profissão -- Profession
Health
Illness
Social representation
Resumo: Este artigo analisa as representações de saúde e doença de um grupo de professores da Universidade de Évora. As dimensões analíticas seleccionadas nesta pesquisa permitem concluir que, nas concepções expressas por estes docentes prevalece uma imagem de saúde construída e estruturada a partir da doença e do tempo. É a doença que delimita todo o processo de valorização da saúde e é o tempo que organiza e orienta todas as decisões que os professores universitários têm que tomar sobre a saúde e a doença. Num quotidiano (quase) exclusivamente preenchido pelos projectos profissionais, é o tempo de que não dispõem e o tempo que sonham vir um dia a poder dispor, que comanda as suas vidas. Para os professores universitários é a espera temporal que medeia todo o processo de tomada de decisões sobre a doença e é também o tempo (a falta dele) que os leva a não se preocuparem com a saúde, a não ser quando já não a têm. A relação com o tempo é eminentemente social na representação de saúde e doença produzida pelos professores universitários.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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