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http://hdl.handle.net/10071/1051
Author(s): | Mendes, Felismina |
Date: | 1996 |
Title: | A saúde e a doença dos professores universitários |
Journal title: | Sociologia, Problemas e Práticas |
Number: | 19 |
Pages: | 165-187 |
Reference: | Mendes, F. (1996). A saúde e a doença dos professores universitários. Sociologia, Problemas e Práticas, (19), 165-187. http://hdl.handle.net/10071/1051 |
ISSN: | 0873-6529 |
Keywords: | Saúde Doença -- Disease Representação social Profissão -- Profession Health Illness Social representation |
Abstract: | Este artigo analisa as representações de saúde e doença de um grupo de professores da Universidade de Évora. As dimensões analíticas seleccionadas nesta pesquisa permitem concluir que, nas concepções expressas por estes docentes prevalece uma imagem de saúde construída e estruturada a partir da doença e do tempo. É a doença que delimita todo o processo de valorização da saúde e é o tempo que organiza e orienta todas as decisões que os professores universitários têm que tomar sobre a saúde e a doença. Num quotidiano (quase) exclusivamente preenchido pelos projectos profissionais, é o tempo de que não dispõem e o tempo que sonham vir um dia a poder dispor, que comanda as suas vidas. Para os professores universitários é a espera temporal que medeia todo o processo de tomada de decisões sobre a doença e é também o tempo (a falta dele) que os leva a não se preocuparem com a saúde, a não ser quando já não a têm. A relação com o tempo é eminentemente social na representação de saúde e doença produzida pelos professores universitários. |
Peerreviewed: | Sim |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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