Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10254
Author(s): Carvalho, Jorge Manuel Jacob da Silva de
Advisor: Pernas, Gonçalo
Date: 2014
Title: A gestão do conhecimento em contexto de mudança à luz dos conceitos de ambidextria e capacidade de absorção
Reference: CARVALHO, Jorge Manuel Jacob da Silva de - A gestão do conhecimento em contexto de mudança à luz dos conceitos de ambidextria e capacidade de absorção [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10254>.
Keywords: Gestão do conhecimento
Mudança
Inteligência competitiva
Ambidextria e capacidade de Absorção
Knowledge management
Change
Competitive intelligence
Ambidexterity and absorptive Capacity
Abstract: O conhecimento é um fator essencial para atribuir uma vantagem competitiva sustentável às empresas e condição para a formação de valor, assumindo-se como instrumento fundamental de apoio ao processo de decisão de topo e à definição da estratégia empresarial em ambientes exógenos complexos de incerteza e de mudança. A questão do conhecimento empresarial tem de ser cada vez mais articulada com conceitos como os de ‘inteligência de negócio’, ‘inteligência competitiva’, ‘inteligência económica’ e ‘inteligência estratégica’ e com o conceito de ambidextria organizacional, resultante da tensão entre o exploit do conhecimento existente e o explore do novo conhecimento, bem como enquadrada nos desafios que se colocam às empresas ao nível da respetiva capacidade de absorção de conhecimento. Os resultados do questionário, efetuado a líderes e dirigentes de empresas, contribuíram para reforçar diretamente a validade sobre a perceção dos conceitos expostos e para aferir da sua aplicabilidade, em particular, a relevância do conhecimento como vantagem competitiva, do conhecimento exógeno na gestão da mudança e a importância do conhecimento para a formulação da estratégia e para o processo de decisão empresarial.
Knowledge is a key factor to assign a sustainable competitive advantage for companies and a condition for the formation of value and is assumed as a fundamental tool to support the decision-making process and definition of business strategy in complex exogenous environments of uncertainty and change. The issue of corporate knowledge, its relationship with concepts such as 'business intelligence', 'competitive intelligence', 'economic intelligence' and 'strategic intelligence', and with the concept of organizational ambidexterity, resulting from the tension between the exploitation of existing knowledge and exploring new knowledge, as well as analyzed in the framework of the challenges to companies presented by their knowledge absorptive capacity. The results of an inquiry submitted to leaders and corporate executives contributed to directly verify the validity of the perception on concepts in discussion and also to evaluate their applicability, namely, the relevance of knowledge as a competitive advantage, the relevance of exogenous knowledge in change management and the importance of knowledge to strategy and decision-making.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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