Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/10141
Author(s): Gato, Fátima Torres
Advisor: Sebastião, João
Date: 2014
Title: Da igualdade de oportunidades no acesso à equidade no sucesso educativo
Reference: GATO, Fátima Torres - Da igualdade de oportunidades no acesso à equidade no sucesso educativo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10141>.
Keywords: Democratização do ensino
Igualdade de oportunidades
Inclusão
Equidade
Democratization of education
Equal opportunities
Inclusion
Equity
Abstract: Este trabalho surge da tentativa de compreender estratégias formais e informais de triagem dos públicos escolares dentro da própria organização escolar. Surge também da constatação empírica de que os alunos que os professores incluem no conceito de aluno ideal pertencem a escalões superiores da estrutura social, são alunos que não põem em causa a eficácia das técnicas de trabalho dos professores e que correspondem à sua própria definição de sucesso. Na verdade, existiu sempre uma dicotomização nas representações sociais, positivas para o ensino liceal e estigmatizantes para o ensino técnico-profissional bem como uma correlação clara entre o nível de instrução dos pais e a frequência do ensino profissional pelos filhos. Sendo que os recursos se encontram distribuídos de modo socialmente muito desigual, apesar de tudo se passar num quadro normativo formalmente igualitário, a democratização da educação não pode limitar-se à garantia de acesso igual para todos. Cabe às organizações escolares não ignorarem as necessidades e legítimas aspirações das classes socialmente desfavorecidas que se resumem a confiar que a escola não renuncie ao seu papel na aproximação possível à igualdade de oportunidades. A aposta numa correta orientação, divulgação e dignificação de toda a oferta formativa pode surgir, enquanto medida organizacional, como resposta direcionada à heterogeneidade dos alunos.
This work arises from the attempt to understand formal and informal screening strategies of public school within the school organization. Also arises from the empirical observation that the students that teachers include in the concept of ideal student belong to the upper echelons of the social structure, are students who do not question the effectiveness of the technical work of teachers and match your own definition of success. In fact, there was always a dichotomy in social representations, positive for secondary education and stigmatizing for technical and vocational education, as well as a clear correlation between the level of parental education and the frequency of vocational education for their children. Once resources are distributed very unevenly socially, despite everything happens in a framework formally egalitarian, democratization of education can’t be limited to ensuring equal access for all. It is up to school organizations not to ignore the needs and legitimate aspirations of socially disadvantaged classes that boil down to trust that the school does not renounce its role in possible approach to equal opportunities. A bet on a correct orientation, disclosure and dignity of all educational supply may arise while organizational measure as a response directed to the heterogeneity of students.
Degree: Mestrado em Administração Escolar
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE (versão final).pdf981,58 kBAdobe PDFView/Open
Anexos tese.pdf2,91 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.