Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/10141
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSebastião, João-
dc.contributor.authorGato, Fátima Torres-
dc.date.accessioned2015-11-16T15:06:17Z-
dc.date.available2015-11-16T15:06:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-09por
dc.identifier.citationGATO, Fátima Torres - Da igualdade de oportunidades no acesso à equidade no sucesso educativo [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2014. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/10141>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/10141-
dc.description.abstractEste trabalho surge da tentativa de compreender estratégias formais e informais de triagem dos públicos escolares dentro da própria organização escolar. Surge também da constatação empírica de que os alunos que os professores incluem no conceito de aluno ideal pertencem a escalões superiores da estrutura social, são alunos que não põem em causa a eficácia das técnicas de trabalho dos professores e que correspondem à sua própria definição de sucesso. Na verdade, existiu sempre uma dicotomização nas representações sociais, positivas para o ensino liceal e estigmatizantes para o ensino técnico-profissional bem como uma correlação clara entre o nível de instrução dos pais e a frequência do ensino profissional pelos filhos. Sendo que os recursos se encontram distribuídos de modo socialmente muito desigual, apesar de tudo se passar num quadro normativo formalmente igualitário, a democratização da educação não pode limitar-se à garantia de acesso igual para todos. Cabe às organizações escolares não ignorarem as necessidades e legítimas aspirações das classes socialmente desfavorecidas que se resumem a confiar que a escola não renuncie ao seu papel na aproximação possível à igualdade de oportunidades. A aposta numa correta orientação, divulgação e dignificação de toda a oferta formativa pode surgir, enquanto medida organizacional, como resposta direcionada à heterogeneidade dos alunos.por
dc.description.abstractThis work arises from the attempt to understand formal and informal screening strategies of public school within the school organization. Also arises from the empirical observation that the students that teachers include in the concept of ideal student belong to the upper echelons of the social structure, are students who do not question the effectiveness of the technical work of teachers and match your own definition of success. In fact, there was always a dichotomy in social representations, positive for secondary education and stigmatizing for technical and vocational education, as well as a clear correlation between the level of parental education and the frequency of vocational education for their children. Once resources are distributed very unevenly socially, despite everything happens in a framework formally egalitarian, democratization of education can’t be limited to ensuring equal access for all. It is up to school organizations not to ignore the needs and legitimate aspirations of socially disadvantaged classes that boil down to trust that the school does not renounce its role in possible approach to equal opportunities. A bet on a correct orientation, disclosure and dignity of all educational supply may arise while organizational measure as a response directed to the heterogeneity of students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectDemocratização do ensinopor
dc.subjectIgualdade de oportunidadespor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEquidadepor
dc.subjectDemocratization of educationpor
dc.subjectEqual opportunitiespor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectEquitypor
dc.titleDa igualdade de oportunidades no acesso à equidade no sucesso educativopor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201004429-
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolar-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE (versão final).pdf981,58 kBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos tese.pdf2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.