Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9877
Autoria: Conde, Idalina
Data: 2014
Título próprio: Il Cavallo de Leonardo: um cavalo com mais destino (3.ª Parte)
Título e número da coleção: CIES e-Working Paper
WP nº 181/2014
ISSN: 1647-0893
Palavras-chave: Il Cavallo de Leonardo da Vinci
Il Cavallo di Leonardo
Monumento Sforza
Museu imaginário
The Keepers of the Leonardo’s Dream
Charles C. Dent, Garth Herrick, Nina Akamu, Frederik Meijer, Hidemichi Tanaka, Museo Galileo
Réplicas modernas, Charlie’s Horse
The Modern Horse em Milão, The Bronze Horse em Vinci
The American Horse em Grand Rapids/Michigan
The Baum Horse em Allentow
The Sforza Monument, cavalo em Nagoya, Japão
Leonardo da Vinci, Il Cavallo
Leonardo’s Horse
Imaginary museum
The Keepers of the Leonardo’s Dream
Charles C. Dent, Garth Herrick, Nina Akamu, Frederik Meijer, Hidemichi Tanaka, Museo Galileo
Modern replicas
Charlie’s Horse
The Modern Horse in Milan, Italy
The American Horse in Grand Rapids, Michigan, USA
The Bronze Horse in Vinci, Italy
The Baum Horse in Allentow, USA
The Sforza Monument in Nagoya, Japan
Resumo: Continuando reflexões sobre reconhecimento e museus imaginários em arte, este texto regressa a Il Cavallo, o projeto de Leonardo da Vinci (1452-1519) para uma estátua monumental quando estava ao serviço de Ludovico Sforza (1452-1508), Duque de Milão, para quem também pintou o grande fresco A Última Ceia. Por diversas vicissitudes, o projeto para Il Cavallo não se realizou. Ficaram apenas alguns desenhos para a história e o mito do visionário Leonardo. Como surgiu a ideia e viajou no tempo pelo museu imaginário? A primeira parte do texto começou com Leonardo e o projeto no século XV. A segunda apresentou o trilho das ideias e referências de Leonardo para Il Cavallo, assim como desenhos de mais cavalos ao longo de vários anos. Esta terceira parte traz a história da construção do Modern Horse/Cavalo Moderno em Milão, e de outras réplicas nos Estados Unidos e em Vinci. Também com referência a The Sforza Monument, ou Cavalo de Nagoya no Japão.
Following previous approaches on the recognition of art and the imaginary museums, ttext returns to Il Cavallo, the project of Leonardo da Vinci (1452-1519) to build a monumental statue when he was working for Ludovico Sforza (1452-1508), the Duke of Milan, for whom he painted the major fresco The Last Supper. Due to diverse circumstances the project for Il Cavallo was not executed. Only the drawings remained for the history and for the myths around the visionary Leonardo. How did the idea emerge and how did it travel through time and the imaginary museum? The first part of the text begun with Leonardo and the project in the fifteenth century. The second part has presented the Leonardo’s ideas and references for Il Cavallo, as well as the drawings for more horses along several years. This third part brings the history of the Modern Horse in Milan, as well as of other replicas in the United States and in Vinci, Italy. Also with a reference to one horse in Nagoya, Japan.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

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