Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9877
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorConde, Idalina-
dc.date.accessioned2015-09-28T09:07:17Z-
dc.date.available2015-09-28T09:07:17Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9877-
dc.description.abstractContinuando reflexões sobre reconhecimento e museus imaginários em arte, este texto regressa a Il Cavallo, o projeto de Leonardo da Vinci (1452-1519) para uma estátua monumental quando estava ao serviço de Ludovico Sforza (1452-1508), Duque de Milão, para quem também pintou o grande fresco A Última Ceia. Por diversas vicissitudes, o projeto para Il Cavallo não se realizou. Ficaram apenas alguns desenhos para a história e o mito do visionário Leonardo. Como surgiu a ideia e viajou no tempo pelo museu imaginário? A primeira parte do texto começou com Leonardo e o projeto no século XV. A segunda apresentou o trilho das ideias e referências de Leonardo para Il Cavallo, assim como desenhos de mais cavalos ao longo de vários anos. Esta terceira parte traz a história da construção do Modern Horse/Cavalo Moderno em Milão, e de outras réplicas nos Estados Unidos e em Vinci. Também com referência a The Sforza Monument, ou Cavalo de Nagoya no Japão.por
dc.description.abstractFollowing previous approaches on the recognition of art and the imaginary museums, ttext returns to Il Cavallo, the project of Leonardo da Vinci (1452-1519) to build a monumental statue when he was working for Ludovico Sforza (1452-1508), the Duke of Milan, for whom he painted the major fresco The Last Supper. Due to diverse circumstances the project for Il Cavallo was not executed. Only the drawings remained for the history and for the myths around the visionary Leonardo. How did the idea emerge and how did it travel through time and the imaginary museum? The first part of the text begun with Leonardo and the project in the fifteenth century. The second part has presented the Leonardo’s ideas and references for Il Cavallo, as well as the drawings for more horses along several years. This third part brings the history of the Modern Horse in Milan, as well as of other replicas in the United States and in Vinci, Italy. Also with a reference to one horse in Nagoya, Japan.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIES-IULpor
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paperpor
dc.relation.ispartofseriesWP nº 181/2014por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIl Cavallo de Leonardo da Vincipor
dc.subjectIl Cavallo di Leonardopor
dc.subjectMonumento Sforzapor
dc.subjectMuseu imagináriopor
dc.subjectThe Keepers of the Leonardo’s Dreampor
dc.subjectCharles C. Dent, Garth Herrick, Nina Akamu, Frederik Meijer, Hidemichi Tanaka, Museo Galileopor
dc.subjectRéplicas modernas, Charlie’s Horsepor
dc.subjectThe Modern Horse em Milão, The Bronze Horse em Vincipor
dc.subjectThe American Horse em Grand Rapids/Michiganpor
dc.subjectThe Baum Horse em Allentowpor
dc.subjectThe Sforza Monument, cavalo em Nagoya, Japãopor
dc.subjectLeonardo da Vinci, Il Cavallopor
dc.subjectLeonardo’s Horsepor
dc.subjectImaginary museumpor
dc.subjectThe Keepers of the Leonardo’s Dreampor
dc.subjectCharles C. Dent, Garth Herrick, Nina Akamu, Frederik Meijer, Hidemichi Tanaka, Museo Galileopor
dc.subjectModern replicaspor
dc.subjectCharlie’s Horsepor
dc.subjectThe Modern Horse in Milan, Italypor
dc.subjectThe American Horse in Grand Rapids, Michigan, USApor
dc.subjectThe Bronze Horse in Vinci, Italypor
dc.subjectThe Baum Horse in Allentow, USApor
dc.subjectThe Sforza Monument in Nagoya, Japanpor
dc.titleIl Cavallo de Leonardo: um cavalo com mais destino (3.ª Parte)por
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP181_Conde.pdf8,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.