Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9868
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLemos, Valter-
dc.date.accessioned2015-09-25T16:47:16Z-
dc.date.available2015-09-25T16:47:16Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9868-
dc.description.abstractO trabalho estuda a primeira fase da influência da OCDE nas políticas públicas de educação em Portugal, num período que vai desde o início dos anos 60 até 1974. Analisa-se o contexto da política educativa portuguesa e a dinâmica interna da própria OCDE, o Projeto Regional do Mediterrâneo como instrumento de intervenção da organização e os efeitos nas políticas em Portugal, designadamente através dos impactos no planeamento educativo e no alargamento da escolaridade obrigatória, num primeiro momento e da reforma Veiga Simão e do IV Plano de Fomento, num segundo momento. Conclui-se pela ocorrência de uma mudança de paradigma na política educativa portuguesa caracterizada pela valorização da educação e pela democratização do acesso e melhoria da igualdade de oportunidades.por
dc.description.abstractThe study is about the first phase of the OECD action in the Portuguese education public policy, related to a period from the early sixties to 1974. We analyze the context of Portuguese educational policy and the internal dynamics of OCDE, the Mediterranean Regional Project as OECD’s action instrument and the policy effects in Portugal, in the first moment namely trough the impacts in educational planning e extension of compulsory education and, in the second moment, in the Veiga Simão educational reform and the government plan for development. We conclude that a paradigmatic change occurs in the Portuguese educational policy which was characterized by the improvement of education social value and by the democratization of the school access and the improvement of the equality of opportunities.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIES-IULpor
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paperpor
dc.relation.ispartofseriesWP nº 174/2014por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectOCDEpor
dc.subjectProjeto Regional do Mediterrâneopor
dc.subjectReforma educativapor
dc.subjectDemocratização do ensinopor
dc.subjectPublic policypor
dc.subjectOECDpor
dc.subjectMediterranean Regional Projectpor
dc.subjectEducational reformpor
dc.subjectCompulsory educationpor
dc.titleA OCDE e a mudança de paradigma nas políticas públicas de educação em Portugal: O Projeto Regional do Mediterrâneo e a reforma Veiga Simãopor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES-WP174_Lemos.pdf669,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.