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dc.contributor.authorMerlini, Sara-
dc.date.accessioned2015-09-25T09:29:51Z-
dc.date.available2015-09-25T09:29:51Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.issn1647-0893-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9845-
dc.description.abstractNo presente artigo apresentam-se os resultados de uma análise exploratória de egorredes de jovens transgressores em três escolas da Área Metropolitana de Lisboa. O recurso à análise de redes sociais permitiu chegar a conclusões inéditas no estudo dos comportamentos de violência na escola. As tipologias encontradas constituem um primeiro passo e uma oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas posteriores. A identificação dos indivíduos centrais a nível individual e grupal aponta para a importância deste tipo de análises pela possibilidade de contribuir para uma intervenção e um acompanhamento dos jovens transgressores substantivamente mais informada e focalizada.por
dc.description.abstractIn this article we present the results of ego-networks exploratory analysis of young offenders from three schools in the Lisbon Metropolitan Area. The use of social network analysis allowed reaching unpublished conclusions in the study of school violent behaviors. The typologies found are the first step and an opportunity for the development of further research. Tracking central persons at an individual and group level points to the importance of this type of analysis, with the possibility of contributing to an intervention and followup of young offenders substantially more informed and focused.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCIES-IULpor
dc.relation.ispartofseriesCIES e-Working Paperpor
dc.relation.ispartofseriesWP nº 160/2013por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTransgressão juvenilpor
dc.subjectComunidades pessoaispor
dc.subjectProcessos de regulação da violência na escolapor
dc.subjectYouth transgressionpor
dc.subjectPersonal communitiespor
dc.subjectSchool violence regulation processespor
dc.titleJovens que transgridem: comunidades pessoais especializadas e circunscritaspor
dc.typeworkingPaperpor
dc.peerreviewedSimpor
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