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http://hdl.handle.net/10071/9843
Autoria: | Conde, Idalina |
Data: | 2013 |
Título próprio: | Andy Warhol com Leonardo: de Monalisa a Cristo (1ª Parte) |
Título e número da coleção: | CIES e-Working Paper WP nº 156/2013 |
ISSN: | 1647-0893 |
Palavras-chave: | Singularidade Reconhecimento e museu imaginário em arte Criação artística Carisma Poder e valores simbólicos Ícones e obras de arte Renascença Italiana Arte Pop Leonardo da Vinci Monalisa Anunciação A Última Ceia Sandro Boticelli Paolo Ucello Piero della Francesca Lucas Cranach Andy Warhol Thirty Are Better Than One Details of the Renaissance Paintings The Last Supper 112 christs Marcel Duchamp L.H.O.O.Q. Variações sobre Monalisa Singularity Recognition and the imaginary museum in art Artistic creation Charisma Power and symbolic values Icones and works of art Italian Renaissance Variations of Mona Lisa |
Resumo: | No arco de 20-25 anos, Andy Warhol usou em diferentes momentos imagens de três obras de Leonardo da Vinci: Monalisa, Anunciação e A Última Ceia. Baseado nelas fez Thirty Are Better Than One, em 1963, Details of the Renaissance Paintings, em 1984 (juntamente com obras de Sandro Boticelli, Piero della Francesca, Paulo Ucello), e The Last Supper, em 1986-87, com muitas variações, incluindo 112 Christs. O texto segue essa trajetória, refletindo sobre o sentido dos encontros de Warhol com Leonardo, entre outras obras-primas da Renascença. Continua um ensaio sobre o reconhecimento em arte que também envolve o museu imaginário dos artistas. Nesta primeira parte aborda-se o caso de Monalisa como ícone para o trabalho de Warhol nos anos 60. At different times over almost 20-25 years Andy Warhol used images of three works of Leonardo da Vinci: Mona Lisa, Annunciation and The Last Supper. Based in them Warhol has produced Thirty Are Better Than One, in 1963, Details of the Renaissance Paintings, in 1984 (also with works from Sandro Botticelli, Piero della Francesca, Paulo Ucello), and many variations on The Last Supper, in 1986-87, including the major 112 Christs. The text follows this trajectory seeking the meaning of the encounters with Leonardo and some of Renaissance masterpieces. It continues an ongoing essay about the recognition in art that also involves the imaginary museum of the artists. This first part approaches the case of Monalisa, as an icon for the Warhol’s work in the 60’. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-WP - Working papers |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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