Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/9843
Autoria: Conde, Idalina
Data: 2013
Título próprio: Andy Warhol com Leonardo: de Monalisa a Cristo (1ª Parte)
Título e número da coleção: CIES e-Working Paper
WP nº 156/2013
ISSN: 1647-0893
Palavras-chave: Singularidade
Reconhecimento e museu imaginário em arte
Criação artística
Carisma
Poder e valores simbólicos
Ícones e obras de arte
Renascença Italiana
Arte Pop
Leonardo da Vinci
Monalisa
Anunciação
A Última Ceia
Sandro Boticelli
Paolo Ucello
Piero della Francesca
Lucas Cranach
Andy Warhol
Thirty Are Better Than One
Details of the Renaissance Paintings
The Last Supper
112 christs
Marcel Duchamp
L.H.O.O.Q.
Variações sobre Monalisa
Singularity
Recognition and the imaginary museum in art
Artistic creation
Charisma
Power and symbolic values
Icones and works of art
Italian Renaissance
Variations of Mona Lisa
Resumo: No arco de 20-25 anos, Andy Warhol usou em diferentes momentos imagens de três obras de Leonardo da Vinci: Monalisa, Anunciação e A Última Ceia. Baseado nelas fez Thirty Are Better Than One, em 1963, Details of the Renaissance Paintings, em 1984 (juntamente com obras de Sandro Boticelli, Piero della Francesca, Paulo Ucello), e The Last Supper, em 1986-87, com muitas variações, incluindo 112 Christs. O texto segue essa trajetória, refletindo sobre o sentido dos encontros de Warhol com Leonardo, entre outras obras-primas da Renascença. Continua um ensaio sobre o reconhecimento em arte que também envolve o museu imaginário dos artistas. Nesta primeira parte aborda-se o caso de Monalisa como ícone para o trabalho de Warhol nos anos 60.
At different times over almost 20-25 years Andy Warhol used images of three works of Leonardo da Vinci: Mona Lisa, Annunciation and The Last Supper. Based in them Warhol has produced Thirty Are Better Than One, in 1963, Details of the Renaissance Paintings, in 1984 (also with works from Sandro Botticelli, Piero della Francesca, Paulo Ucello), and many variations on The Last Supper, in 1986-87, including the major 112 Christs. The text follows this trajectory seeking the meaning of the encounters with Leonardo and some of Renaissance masterpieces. It continues an ongoing essay about the recognition in art that also involves the imaginary museum of the artists. This first part approaches the case of Monalisa, as an icon for the Warhol’s work in the 60’.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

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