Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/9829
Author(s): Sousa, Nuno Maldonado
Advisor: Falcão, Pedro Fontes
Date: 2013
Title: Da ética na negociação empresarial
Reference: Sousa, N. M.(2013). Da ética na negociação empresarial [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9829
Keywords: Ética
Moral
Negociação empresarial
Ética na negociação
Ethics
Business ethics
Business negotiation
Negotiation ethics
Abstract: A ética é uma ordem fundamental da sociedade e não um mero conjunto de recomendações e zela para que o relacionamento social seja feito de tal modo que possa ser replicado, sem que a sociedade veja a sua coesão abalada. As conceções éticas vigentes mereceram o aplauso das gerações e assentaram no caráter virtuoso que é procurado pelo homem, nos princípios da ética cristã, que contagiou a sociedade, no princípio da dignidade humana afirmado por Kant e nos desenvolvimentos da ética utilitarista, na sua afirmação da importância das consequências e da prevalência dos interesses coletivos sobre os individuais. A negociação empresarial é uma interação que se estabelece entre elementos do subsistema social tendo em vista a obtenção de um resultado que expresse uma posição comum relativamente a uma questão do interesse de todos. Enquanto interação social é regulada pela ética. A relação negocial valoriza a confiança como virtude, e esta exige a presença da competência, da integridade e da benevolência. O processo negocial ético obedece aos princípios do consenso, justeza e necessidade de ouvir a outra parte e o respeito pelo argumento contrário e respeito pela verdade. A orientação maioritária da doutrina reconhece a importância da ética na definição do resultado justo; na conceção dos indivíduos em geral, o resultado justo é o resultado obtido através de critério equilibrado. A justeza do resultado está associada a soluções de compromisso, que fomentem relações duradoras e à partilha igualitária dos benefícios e das concessões.
Ethic is a normative social order and not simply a set of advices. Ethics have the duty to ensure that the social relationship perform the desired levels to be repeatedly recurred with absence of damages in social cohesion. Ethical conceptions which received respect by the former generations had ground in Aristotelian virtue, Cristian ethical principles transmitted to society, dignity of mankind inspired in Kant's thought and in utilitarian doctrines, with focus in their insights about consequentialism and the prevalence of public interest over the individuals happiness. Business negotiation is an interaction between components of the corporate social subsystem, to achieve a goal in accordance with a shared desire, about a common problem. As a social interaction, negotiation is ruled by ethics. For negotiation relationship trustworthiness is a virtue with very special value and it is composed by factors, such as ability, integrity and benevolence. Negotiation procedure has prescriptions of obligation to hear the other side and respect for adversary argument and a strong duty to follow the truth. The majority of scientific and scholarly authors acknowledge the importance of ethics to promote fairness of aimed results; in individuals mind a fair result is held with the use of equilibrium criteria. The justice of result is connected with compromised settlements, which endeavor long term relationship and equal sharing of benefits and grants.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: Sim
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_nuno_maldonado_sousa.pdf
  Restricted Access
886,04 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.