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dc.contributor.advisorFalcão, Pedro Fontes-
dc.contributor.authorSousa, Nuno Maldonado-
dc.date.accessioned2015-09-22T15:50:53Z-
dc.date.available2015-09-22T15:50:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-11por
dc.identifier.citationSousa, N. M.(2013). Da ética na negociação empresarial [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/9829pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/9829-
dc.description.abstractA ética é uma ordem fundamental da sociedade e não um mero conjunto de recomendações e zela para que o relacionamento social seja feito de tal modo que possa ser replicado, sem que a sociedade veja a sua coesão abalada. As conceções éticas vigentes mereceram o aplauso das gerações e assentaram no caráter virtuoso que é procurado pelo homem, nos princípios da ética cristã, que contagiou a sociedade, no princípio da dignidade humana afirmado por Kant e nos desenvolvimentos da ética utilitarista, na sua afirmação da importância das consequências e da prevalência dos interesses coletivos sobre os individuais. A negociação empresarial é uma interação que se estabelece entre elementos do subsistema social tendo em vista a obtenção de um resultado que expresse uma posição comum relativamente a uma questão do interesse de todos. Enquanto interação social é regulada pela ética. A relação negocial valoriza a confiança como virtude, e esta exige a presença da competência, da integridade e da benevolência. O processo negocial ético obedece aos princípios do consenso, justeza e necessidade de ouvir a outra parte e o respeito pelo argumento contrário e respeito pela verdade. A orientação maioritária da doutrina reconhece a importância da ética na definição do resultado justo; na conceção dos indivíduos em geral, o resultado justo é o resultado obtido através de critério equilibrado. A justeza do resultado está associada a soluções de compromisso, que fomentem relações duradoras e à partilha igualitária dos benefícios e das concessões.por
dc.description.abstractEthic is a normative social order and not simply a set of advices. Ethics have the duty to ensure that the social relationship perform the desired levels to be repeatedly recurred with absence of damages in social cohesion. Ethical conceptions which received respect by the former generations had ground in Aristotelian virtue, Cristian ethical principles transmitted to society, dignity of mankind inspired in Kant's thought and in utilitarian doctrines, with focus in their insights about consequentialism and the prevalence of public interest over the individuals happiness. Business negotiation is an interaction between components of the corporate social subsystem, to achieve a goal in accordance with a shared desire, about a common problem. As a social interaction, negotiation is ruled by ethics. For negotiation relationship trustworthiness is a virtue with very special value and it is composed by factors, such as ability, integrity and benevolence. Negotiation procedure has prescriptions of obligation to hear the other side and respect for adversary argument and a strong duty to follow the truth. The majority of scientific and scholarly authors acknowledge the importance of ethics to promote fairness of aimed results; in individuals mind a fair result is held with the use of equilibrium criteria. The justice of result is connected with compromised settlements, which endeavor long term relationship and equal sharing of benefits and grants.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectNegociação empresarialpor
dc.subjectÉtica na negociaçãopor
dc.subjectEthicspor
dc.subjectBusiness ethicspor
dc.subjectBusiness negotiationpor
dc.subjectNegotiation ethicspor
dc.titleDa ética na negociação empresarialpor
dc.typemasterThesispt-PT
dc.peerreviewedSimpor
dc.identifier.tid201032910-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão-
thesis.degree.nameMestrado em Gestão-
dc.subject.jelD63-
dc.subject.jelM14-
dc.subject.jel1D Microeconomics-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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