Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/975
Author(s): Conde, Idalina
Date: 1989
Title: Mecenato cultural: Arte, política e sociedade
Journal title: Sociologia, Problemas e Práticas
Number: 7
Pages: 107-131
Reference: Conde, I. (1989). Mecenato cultural: Arte, política e sociedade. Sociologia, Problemas e Práticas, (7), 107-131. http://hdl.handle.net/10071/975
ISSN: 0873-6529
Keywords: Mecenato cultural
Mecenato de empresa
Incentivos
Tendências europeias
Portugal
Abstract: Considerar os sentidos político, socioeconómico e cultural que conferem actualidade ao mecenato de empresa - com notável desenvolvimento na Europa desde meados dos anos 70 e, mais recentemente, em Portugal - é o objectivo da presente comunicação. Pelo próprio facto de, no contexto europeu, ser notório o papel desempenhado pelos estados no desenrolar deste processo (nomeadamente com a criação dos respectivos incentivos fiscais), torna-se necessário analisar causas e factores que conduziram a uma progressiva aproximação de sector público e privado, de campo económico e domínio da cultura, em torno de projectos culturais. São, de resto, traços distintivos desta figura contemporânea do mecenato, uma prática com uma muito longa presença na história da cultura europeia.
Peerreviewed: Sim
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
article_hdl975.pdf7,67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.