Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/975
Autoria: Conde, Idalina
Data: 1989
Título próprio: Mecenato cultural: Arte, política e sociedade
Título da revista: Sociologia, Problemas e Práticas
Número: 7
Paginação: 107-131
Referência bibliográfica: Conde, I. (1989). Mecenato cultural: Arte, política e sociedade. Sociologia, Problemas e Práticas, (7), 107-131. http://hdl.handle.net/10071/975
ISSN: 0873-6529
Palavras-chave: Mecenato cultural
Mecenato de empresa
Incentivos
Tendências europeias
Portugal
Resumo: Considerar os sentidos político, socioeconómico e cultural que conferem actualidade ao mecenato de empresa - com notável desenvolvimento na Europa desde meados dos anos 70 e, mais recentemente, em Portugal - é o objectivo da presente comunicação. Pelo próprio facto de, no contexto europeu, ser notório o papel desempenhado pelos estados no desenrolar deste processo (nomeadamente com a criação dos respectivos incentivos fiscais), torna-se necessário analisar causas e factores que conduziram a uma progressiva aproximação de sector público e privado, de campo económico e domínio da cultura, em torno de projectos culturais. São, de resto, traços distintivos desta figura contemporânea do mecenato, uma prática com uma muito longa presença na história da cultura europeia.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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